quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Faboleux Clos de La Coulée de Serrant 2005!!




Essa experiência eu não podia deixar de dividir com vocês. O Coulée de Serrant, vinho biôdinâmico francês produzido por Nicolas Joly, é uma fabula. Este grande nome da viticultura biodinâmica é responsável por colocar a casta Chenin Blanc num patamar de qualidade dificilmente visto antes. As uvas são extraídas de sete hectares de vinhas plantadas pelos monges cisterciens em 1130. Não é usado qualquer tipo de fertilizante químico e as influências ambientais são totalmente respeitadas. Todo o cuidado com as vinhas é refletido num vinho curioso e muito longevo. Para se ter uma idéia, o restaurante D'amici no Rio de Janeiro, possui em sua carta de vinhos as safras de 1973, 1989, 1990, 2004 e 2005 do Coulée de Serrant.
Seja que safra for, este vinho necessita de uma preparação particular. O produtor aconselha decantá-lo por três dias antes de degustá-lo. Isso mesmo, três dias. Nossa decisão de sorvê-lo foi na manhã que antecedia a ceia de natal, já que o prato principal a ser servido na mesma seria um belo pernil de porco acompanhado de farofa de frutas secas. E assim foi. Audaciosamente, abrimos a garrafa e deixamos o vinho no decanter respirando por cinco horas, desrespeitando os três dias sugeridos pelo produtor. Ao colocarmos na taça, nos deparamos com um líquido amarelo ouro muito brilhante.  Sua concentração já era bem visível também. No nariz, surpreendente. Flores brancas, toques cítricos de lima e toranja, frutas secas - damasco, baunilha, mel e no fundo um leve oxidado. Na boca esbanjou complexidade. De belíssima estrutura e acidez impecável, seu gosto de frutas secas permaneceu por longos minutos! Seus 15º de álcool só eram lembrados quando olhávamos para a garrafa. Conjunto de extremo equilíbrio, mas sua acidez salivante pedia um bocado do pernil apetitoso que a nossa frente estava. Com a farofa de frutas secas acompanhando,  finalmente ficamos de joelhos! Vinho altamente gastronômico, sendo indicado apenas para este fim.

Saúde!

Ficha técnica:

Vinho: Clos de La Coulée de Serrant
País de origem: França
Região: Vale do Loire
Casta: Chenin Blanc
Graduação Alcoólica: 15º
Temperatura de serviço: 12º/14º
Vinificação: colheita feita manualmente, com fermentação em barricas de 500 litros, sem controle de temperatura, e depois estágio em barricas francesas, sendo 5% novas por oito meses.
Valor: R$ 496,00


 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário