terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Noite de respeito no Armazém de Baco!



Na noite de 06/02/2014, preparei dois rótulos pra lá de especiais.
O primeiro é considerado uns dos melhores brancos do mundo, o grandioso biodinâmico produzido por Nicolas Joly, Clos de La Coulée de Serrant de safra 2005. Em outra oportunidade, a qual já comentei aqui neste mesmo blog, tivemos o prazer de degusta-lo em uma noite memorável. Para quem não se lembra, acessar publicação anterior -Faboleux Clos de La Coulée de Serrant 2005!! . Comecei a prepara-lo no dia anterior e deixa-lo a uma temperatura constante de 12 graus, sendo decantado logo no início.
A preparação desta vez foi com mais tempo e fez diferença. Aroma oxidativo (bom) estava mais leve, deixando as frutas secas, o mineral, o toque amendoado ser mais evidente. Aliás uma gama incrível de aromas.  Não é a toa que o produtor recomenda decantar três dias que antecede a degustação. Desta vez tive um dia inteirinho para prepara-lo e realmente fez diferença em relação a oportunidade anterior que foram de “apenas” oito horas.
A safra foi a mesma da degustação anterior, 2005, mas não esboçou qualquer sinal de cansaço.  Ao contrario, estava muito vivo, com belíssima estrura, acidez marcante e com final de boca incrível. Chenin Blanc na sua melhor expressão! R$ 498,00/grf.
Grandioso!
O 2º vinho da noite foi eleito em várias oportunidades como melhor Carmenére do Chile. Carmin de Peumo 2008. Esse vinho pertence a vinícola Concha Y Toro e o enólogo responsável é Ignacio Recabarren. A região é do Vale de Cachapoal e o vinhedo é Peumo. Esse Carmenére possui pouquíssimas parcelas de cabernet sauvingon e cabernet franc, e amadurece 18 meses em barricas de madeira francesa, mais 12 meses em garrafas antes de ir ao mercado.
Decantado por 40 minutos.
Realmente faz jus a posição. Muito fino e elegante no aroma. Nuances de doce de goiaba, toque vegetal discreto, especiarias, menta, algo mineral e madeira sutil. Em boca, deliciosa textura, licoroso, concentrado, potente mas sem perder a finesse.  Harmonioso e muito equilibrado. Os 14,5% de álcool e madeira totalmente integrados. Embora com todo esse conjunto de grande prazer, constatou-se que o mesmo ainda teria bons anos pela frente. Grande vinho! R$ 750,00/grf.




Meus agradecimentos ao Sr. Meyer que nos viabilizou a degustação do Carmin de Peumo 2008, à sua mulher Dona Maria Adélia, Juarez Bernabio, André e Gilberto.

Um brinde a todos!


Wagner Trindade Junior - Armazém de Baco

Nenhum comentário:

Postar um comentário