quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Produtor honesto na acepção do termo




    Os rótulos dos vinhos sempre despertaram curiosidade.
   Alguns produtores se preocupam em nos dar informações quase que completa a respeito do líquido de Baco que mandam para as garrafas. Outros nem tanto. Mas no presente caso, honestamente, algumas informações vão bem além do que se costuma ver por aí.
   Um produtor chamado Randal Graham, proprietário da Bonny Doon Vineyard, listou, de forma ousada, todos os ingredientes que entravam no vinho que produz. Os ingredientes em comento dizem respeito à uvas, até a possível correção da acidez pelo acréscimo de ácido tartárico. Ousadamente, ele também informa o uso de lascas de madeira (chip) em seus rótulos.
  Muitos vinhos, cujos preços são relativamente baixos, são manipulados corretivamente por seus produtores e denotam outra realidade em seus rótulos. Exemplo: Armazenamento em barrica de carvalho por 4 meses. Não generalizemos, claro, mas é sabido o quanto é alto o custo para que o vinho tenha armazenamento em barricas de carvalho, seja ela americana ou francesa, de primeiro ou segundo uso.   
     De alguma forma a transparência de Randal merece créditos, pois no presente caso não estaremos diante de uma “boa” mentira.
     Saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário